O corredor terá 43,2 quilômetros de extensão, de ida e volta, do bairro Tancredo Neves até o campus da UFSM. Ele será percorrido por ônibus grandes, modernos e rápidos, que farão a ligação entre as duas extremidades da cidade em até 65 minutos. No fim da tarde desta quinta-feira, o prefeito Cezar Schirmer, o secretário de Estado de Planejamento, João Motta, e o Ministro das Cidades, Gilberto Occhi, assinaram a portaria que autoriza a liberação dos R$ 220 milhões para a cidade.
O BRT passará a ser o eixo de todo o transporte coletivo em Santa Maria, que se completa com algumas linhas de ônibus troncais no sentido norte-sul e os veículos que circularão dentro dos bairros, levando e trazendo os usuários das estações do BRT, pelas chamadas linhas coletoras.
A grande vantagem do BRT é que ele faz parte de uma estrutura que não sofre toda a interferência do trânsito. Para isso, haverá obras de adaptação das vias, como a construção de um viaduto no trevo das Dores, e a implantação de um sistema informatizado de sincronização das sinaleiras para dar a preferência aos BRTs.
_ O sistema vai dotar Santa Maria de um transporte público moderno, ágil, eficiente que vai ligar a cidade de um extremo ao outro _ comemorou o prefeito Cezar Schirmer (PMDB).
A fonte dos recursos é o Orçamento Geral da União (OGU) a fundo perdido, ou seja, o município não pagará nada à União. No fim de julho, o Ministério das Cidades sinalizou que haveria recursos para obras de mobilidade urbana, dentro do PAC 2, e o Instituto de Planejamento de Santa Maria (Iplan) enviou dois projetos para aprovação. Na quinta-feira foi dado o sim aos projetos.
A partir de agora, a prefeitura ajustará um cronograma para o repasse da verba por meio da Caixa Econômica Federal. Assim que o dinheiro estiver na conta, poderá encaminhar a abertura da licitação para o investimento, que inclui: as obras necessárias para receber o corredor de ônibus, a compra dos veículos, que serão de posse do Executivo, e a informatização dos semáforos e da sinalização. A previsão é que tudo fique pronto até 2016, porém, como as duas rodovias por onde passará a linha do BRT estão sendo ou serão duplicadas, é possível que isso provoque atrasos.
CORREDOR DE ÔNIBUS
- Será estruturado um corredor de ônibus entre o Distrito Industrial (na BR-287) e o campus da UFSM em Camobi
- Em alguns trechos, o corredor será exclusivo para os BRTs, em outros, os veículos terão a preferência
- Será construído um viaduto no trevo da Avenida das Dores, no acesso ao Fórum
- O sistema de sinalização e semáforos será informatizado, para haver uma sincronia que dê preferência aos BRTs
- Ao longo dos 43,2km da linha, haverá 20 estações, com distância mínima de 600 a 700 metros entre uma e outra
- O terminal central ficará na Avenida Medianeira, próximo à esquina com a Rua do Acampamento. Haverá outros terminais grandes no Distrito Industrial e na UFSM
- A estimativa é que os ônibus levem até 65 minutos para percorrer toda a linha
ÔNIBUS
- A prefeitura vai comprar 18 veículos, com capacidade de até 120 lugares
- Os veículos serão híbridos, podendo funcionar a eletricidade ou a óleo diesel
- O consórcio ou empresa que estiver administrando o transporte coletivo na cidade apenas usará os veículos
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